
Depois de ser prefeito de Curitiba com grande sucesso, se tornou governador, no primeiro mandato foi responsável pelo grande salto da economia paranaense, trazendo grandes empresas montadores de automóveis para o estado, porem no segundo mandato decepcionou muitos dos seus eleitores e fãs, isso mesmo, os eleitores de Jaime Lerner são também fãs incondicionais da Personalidade Lerner.
Para que ninguem reclame, Jaime Lerner é torcedor assumido do Coritiba Futebol Clube, afinal, ninguem é perfeito.
Biografia (site oficial: www.jaimelerner.com)
Jaime Lerner, nascido em Curitiba (17-12-1937), é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964.
Participou do desenvolvimento das diretrizes básicas do Plano Diretor de Curitiba (1966-69) e foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, onde ocupou a presidência no biênio 1968-69.
Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba (1971-75; 1979-83; 1989-92), Lerner liderou a revolução urbana
que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transportes, em meio ambiente, em programas sociais e em projetos urbanísticos.
Entre as duas primeiras gestões na prefeitura, Lerner assumiu, em 1975, o cargo de consultor da Organização das Nações Unidas – ONU, para Assuntos Urbanos.
Duas vezes governador do Estado do Paraná (1995-98; 1999-2002), Lerner realizou uma grande transformação econômica e social que mudou o perfil do estado, com a política de industrialização, de modernização da infra-estrutura, de capacitação e de melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo.
Pelo reconhecimento da sua obra em Curitiba e no Paraná, recebeu diversos prêmios e títulos internacionais, com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), The 2001 World Technology Award for Transportation (2001), o Prêmio “The 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements”, pela União Internacional de Arquitetos – UIA e o “2004 Volvo Environment Prize”.
Proferiu palestras em importantes conferências, tais como no International Green Forum, Osaka, Japão (1986); na New York Academy of Sciences (1986); no Congresso Internacional da União Internacional dos Arquitetos - UIA, Chicago, EUA (1993) e na 53ª Conferência Anual das Nações Unidas (2000).
Nos períodos que não ocupou cargos públicos, exerceu intensa atividade em arquitetura e urbanismo. Obteve, em equipe, o 1º lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília (1967); 2º lugar no Concurso Internacional Eurokursaal, San Sebastian, Espanha (1966); Silver Medal no “International City Design Competition”, University of Wisconsin, EUA (1989), e vários prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, seções estadual e nacional, por projetos e obras em arquitetura e urbanismo.
Em urbanismo, desenvolveu planos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói; prestou assessoria em Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seul (Coréia do Sul) e é consultor das Nações Unidas para Assuntos Urbanos.
Em 2002 foi eleito, para um mandato de três anos, presidente da União Internacional de Arquitetos, onde tem como principal plataforma o programa “Celebração das Cidades”, que convoca todas as nações e culturas do planeta à proposição de soluções para as suas cidades.
caro , amigo , voce se lembra daquela cançao que nos emociona ate hoje aquela da campanha para prefeito de Jaime Lerner , creio que seja de 1988 , nao sei o nome , mas estava em sua campanha politica , onde ele usava um simbolo do coraçao , me lenbro deste pedaço (eu ..conheço bem o jeito desta cidade...curitiba ) i ai nao me lembro do resto pode me ajudar gostaria de saber onde consigo esta musica , por favor preciso urgente desta musica , quem diria que curitiba se transformou no que , é hoje , com tanto problema , esta cançao , me transporta para aquele momento , onde ela era um paraiso , é so isto que eu quero , que tristesa hoje ....
ResponderExcluirhoje estou muito triste com a cidade de curitiba progadanga demais e problema , muitos muito, mais veiculos , muita gente , e crimes quem diria que em 1988 , éramos chamados de cidade sorriso , é claro era um paraiso , tranquila , se sorria na rua xv , hoje quero ir emborra daqui para bem longe , cidade ruim e sem nada de bom, atrasada ,pessoas ignorantes e sem cultura , da honde vieram , ?nao sei ...
ResponderExcluir